Danilo Tavares nascido em Salto Baixo(Tarrafal – ilha de Santiago -1969) é um baixista cabo-verdiano-holandês, produtor musical e engenheiro de som, residente em Rotterdam. Ele ficou mais conhecido nos países e comunidades de língua e expressão portuguesa espalhados pelo mundo, como baixista das conhecidas bandas Rabelados e Splash criados em Rotterdam! Mas ele, Danilo é um homem e artista de múltiplos talentos.
Com apenas três anos de idade em plena infância, Danilo mudou-se com os seus pais para a Holanda e passou a residir em Rotterdam. Cidade esta que muito tem contribuido para dinâmica musical cabo-verdiana desde a década de ‘60 do século passado. Esta urbe portuária holandesa, viveiro de muitos marinheiros e artistas cabo-verdianos de renome tornou palco obrigatório para todo o respeitado artista de Cabo Verde. Aos 11 anos, Danilo assiste em Rotterdam, junto do seu pai, espectáculos ao vivo das então conceituadas bandas cabo-verdianas Tulipa Negra (de Portugal) e Bulimundo (de Cabo Verde). E assim a sua paixão pela música e pelo som foi deflagrada.
1989 – 2000: Baixista e Produtor
A partir de 1989 Danilo tocou em várias bandas e fez gravações em estúdios com vários conjuntos musicais e artistas como Rabelados, Beto Dias, Kino Cabral, Grace Évora, Bitori Nha Bibinha Chando Graciosa e outros mais. Neste período iniciou na aventura da produção fonográfica. A partir de 1998 criou a inovadora dupla de produtores, a TxT, junto com Djucka Texeira. A TxT produziu vários artistas em CD. No final da década de 1990, formou-se no afamado instituto de engenharia de áudio (SAE) em Rotterdam.
2000 – 2010: acumula com anos de experiência prática e formação, a sua funcionalidade na indústria musical como Baixista, Produtor e Engenheiro de Som. Nessa década, Danilo actua como baixista das bandas Rabelados e Splash! Paralelamente produz vários álbuns com talentosos artistas cabo-verdianos emergentes sob o nome de Mister D. Trabalhou nesta época também como chefe-engenheiro de som respectivamente nos estúdios de gravação da MESA Recording Studio e da Giva Tropical Recording Studios, todos radicados em Schiedam. Ambas empresas caboverdianas-neerlandesas eram activas e especializadas no segmento da música cabo-verdianas e na música dos PALOP’s. Período esse de muito sucesso da música exótica luso-africana produzida na Holanda. Um sucesso ao que Danilo foi sem dúvida co-responsável como músico, compositor, arranjador e técnico de som.
2010 – Presente: fundou em 2011 o Tavares Music Studio do qual é o orgulhoso proprietário e gerente. Nessa sua empresa é Baixista, Produtor, Engenheiro de Som e Gerente de Estúdio de Gravação. Desde a fundação, mais de mil gravações exclusivas já foram produzidas neste seu estúdio. Artistas de todos os quadrantes viajam expressamente á Roterdão para ter um vislumbre do som típico de Roterdão-Cabo-verdiano nas suas gravações com o tempero de e assinado por Danilo Tavares. E no entremeio Danilo reserva espaço para acompanhar o legendário acordeonista Bitori Nha Bibinha, com quem Danilo já percorreu com sucesso muitos palcos de salas de espectáculos e festivais do planeta como baxista e líder da banda.